sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Sincronizar o calendários e contactos do Android com o Outlook

Sincronizar o calendários e contactos do Android com o Outlook

Alguém perguntou-me recentemente: “Eu tenho um Samsung Galaxy A5, será que posso sincronizar os meus contactos Android e calendários com o Outlook no meu pc?” Claro que é possível!

Para usar um telemóvel Android, quer seja um HTC ((One (M8), Butterfly), Sony (Xperia Z1, Z2, Z3, Z4, Z Ultra), LG (G2, G3 G Flex), Samsung (Galaxy Note 3, Note 4, Note Edge, Galaxy Edge, Galaxy A3, A5, Alpha, S5) ou etc, você muito provavelmente tem uma conta Gmail que é nativamente suportada pelos serviços CardDAV/CalDAV da Google. Agora é preciso uma ferramenta que realize tarefas semelhantes ao Google Apps Sync para o Microsoft Outlook e o Google Calendar Sync.

O que é que se passa?


Desde 8/1/2014, a Google cancelou um serviço grátis de sincronização e reservou essa ferramenta para os seus clientes Google App, em vez dos clientes da normal conta gratuita Gmail.

O ECO é um plugin Outlook para CardDAV e CalDAV

O EVO Collaborator for Outlook e o Outlook trabalham em conjunto para realizar uma sincronização bi-direcional entre as suas contas Gmail e Outlook.

O que são CardDAV e CalDAV?


CarDAV e CalDAV são protocolos API básicos feitos pelo RFC d IETF para contactos e calendários. O Google tem usado essas APIs no backend para atender às necessidades dos seus clientes no que toca a recuperação de informação.

Como fazer?

É tão fácil como beber água com o ECO. Simplesmente:

  1. Faça o Download do ECO a partir do Site Oficial do EVO  e faça a instalação no seu Outlook usando o privilégio do administrador.
  2. Abra o Outlook e clique no separador do EVO no banner superior, clique em Configurar perfil.
  3. Seleccione Perfil #6. Preencha o Endereço de email completo ou nome de utilizador com o seu Gmail e clique em TESTAR para prosseguir ao Oauth 2.0 do Google.
  4. Quando a sicronização estiver completa, o seu Android e o seu Outlook estarão sincronizados.

Crie a sua própria Cloud

O Gmail é uma óptima ferramenta para indivíduos, mas pode não ser tão boa no que toca em escalas maiores, como grandes empresas aonde grandes quantidades de informação se encontram espalhadas. Porquê não construir uma Cloud para a sua própria companhia?

EVO Mail Server

Faça o download do EVO Mail Server e faça a instalação juntamente com os add-ons CardDAV e CalDAV. Mais uma vez, esta solução que eu acabei de mencionar não é má.

Sem comentários:

Enviar um comentário