sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Como sincronizar com o servidor de calendário DAViCAL ?

Como sincronizar com o servidor de calendário DAViCAL ?

Depois de eu ter postado o artigo sobre a sincronização do EVO Collaborator for Outlook com o servidor ownCloud, comecei a receber vários feedbacks de pessoas que se questionam se o EVO Collaborator for Outlook é também capaz de suportar outros serviços como o Kolab, SOGo ou DAViCAL. Um dos casos mais especiais é o DAViCAL. Eles tentaram a sua sorte para ver se conseguiam conectar o DAViCAL mas falharam. Este público está a executar o servidor de calendário DAViCAL principalmente por causa de empresas. Vamos descobrir se o EVO Collaborator for Outlook consegue dar conta do recado.

Já que o DAViCAL é também um servidor open-source como o ownCLOUD e ambos são baseados em CalDAV, devia ser menos complicado sincronizá-lo. Todavia, antes que eu o testasse, eu escrevi ao staff do EVO perguntando se o ECO suporta a sincronização com o DAViCAL. Eles responderam que existe um lançamento beta e que eu podia tentar se estivesse interessado. Porquê não, certo? 

Assim que eu recebi a versão beta, intalei-a rapidamente e configurei seguindo as seguintes instruções dadas pelo staff:


  1. Como de costume, seleccione o Perfil 19 – não configurado ou mais abaixo.
  2. Já que o DAViCAL parece não suportar auto-descoberta de servidor, é preciso inserir manualmente o URL genérico do calendário DAViCAL no espaço a seguir a URL do Calendário:

    http://<server_hostname>/caldav.php/<username>/calendar/
  3. Clique em TESTAR e Aplicar quando a autenticação estiver completa.
  4. O calendário DAViCAL iniciará a sincronização.

Eu estou realmente impressionado com o trabalho do staff do EVO de pegar em quase todos os serviços CardDAV/CalDAV populares, tanto cloud como on-premise, em apenas oito meses (estamos em março de 2015). Uma performance notável. 

Sem comentários:

Enviar um comentário