quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Sincronizar Outlook com o Kerio Connect Server

Sincronizar Outlook 2016 com o Kerio Connect Server

Kerio Connect Server é uma solução de mensagens popular para empresas de médio e pequeno porte. Uma das suas características úteis é a partilha de contatos, calendários e tarefas para fins de colaboração.

Uma alternativa decente ao Exchange

Para ser uma alternativa ao Exchange, Kerio fornece o seu próprio conector para o Outlook que permite que os utilizadores do Outlook acedam às suas informações no Kerio Connect Server. Mas de alguma forma, tem havido feedback de utilizadores dizendo que tem estado lento.

Explorando os misteriosos URLs do CardDAV e do CalDAV 

Todavia, quando queremos aceder a dados do CardDAV e do CalDAV no Kerio Connect Server a partir de software de terceiros, como o Thunderbird, precisamos saber os URLs de contatos, calendário e tarefas. Na verdade, o KB do Kerio tem tutoriais sobre isso, mas esses URLs não funcionam.

Sobre descobrir URLs que realmente funcionam


Neste aspecto o EVO Collaborator for Outlook foi-me útil, sendo que o programa funciona em CardDAV e CalDAV URLs por descoberta automática. Aqui está como:



  1. Faça o download do EVO Collaborator for Outlook a partir do seu site oficial e instale
  2. Abra o Outlook e vá para Configure profiles (configurar perfis)
  3. Digite o IP do seu Kerio Connect Server assim: https://<server_ip>: port
  4. Insira username (nome de utilizador) e palavra-passe. Em seguida, clique em TEST (testar)
  5. Os URLs da CardDAV e CalDAV aparecerão, como mostrado abaixo

Pastas pessoais e públicas

No Configurar perfis do EVO Collaborator for Outlook, ao lado dos URLs, clicamos nos ícones de pasta para escolher entre a pasta pessoal ou a pública. Se selecionar a pasta pública então URLs públicos serão apresentados. Com o resultado final descobrimos que estes URLs são diferentes dos que o KB do Kerio nos ensinou.

Se você usa o Outlook, então pode continuar com ECO. Se precisar de aceder o servidor Kerio a partir do Thunderbird, você pode copiar e colar os URLs acima no conector SoGO e plug-ins Lightning para o Thunderbird.


Sem comentários:

Enviar um comentário