quarta-feira, 20 de maio de 2015

Como sincronizar o servidor SOGo Groupware com o Outlook

Como sincronizar o servidor SOGo Groupware com o Outlook

Uma situação do meu cliente:

"O nosso CIO disse-me para mudar o Exchange Server da empresa para alguma outra solução open-source devido a um corte no orçamento de TI. Após a avaliação de várias soluções, como SOGo, Zimbra, Kolab e Zarafa, eu escolhi o Sogo Groupware Server. Por quê? Não só o SOGo tem um groupware resistente, mas também tem uma integração perfeita com o Thunderbird. Para emails, os usuários podem se conectar por meio de IMAP, com o qual eu não tenho grandes problemas. E quanto aos contatos e calendários? Eu pesquisei o Guia de Configuração Microsoft Outlook (Native Microsoft Outlook Configuration Guide) do site do SOGo mas parece ser muito complicado. Existe saída mais simples?"

Sabendo que o SOGo suporta CardDAV e CalDAV, eu disse ao meu ex-colega: "Por que você não tenta o EVO Collaborator for Outlook?" Eles adaptam os seus produtos para serem compatíveis em vários servidores CardDAV / CalDAV.

Depois de alguns dias, o meu ex-colega disse-me que o EVO Collaborator agora é compatível com SOGo. Aqui está a sua experiência:

"Nada complicado! Tudo o que fiz foi preencher o URL do servidor, endereço de e-mail e a senha. O resto é um trabalho de auto-descoberta. É maravilhoso!"

Ele me mostrou uma captura de ecrã do perfil de configuração (configure profile) do ECO:



Olhando para captura de ecrã, o servidor tem uma estrutura de URL como:

https://<servername>/SOGo/dav/


Se acontecer de você sincronizar calendários e contatos SOGo com o Outlook, então você pode experimentar o ECO. Esse add-in lhe poupará bastante tempo na administração das configurações em ambos back-end do servidor e os parâmetros do Outlook.

Sem comentários:

Enviar um comentário